Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Texto narrativo - A criança e o gago

As turmas das oficinas de Letramento trabalham com os mais variados tipos de textos, exercitando a partir destes a habilidade da interpretação e da produção textual. À turma D - que corresponde aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental - foi apresentado o texto narrativo e após a leitura de alguns textos deste gênero e do conhecimento da estrutura do mesmo, foi solicitada uma produção textual. Os alunos sortearam números que correspondiam aos personagens e ao ambiente em que deveria se desenvolver a narração que eles iriam criar.
Segue abaixo o texto A criança e o gago escrito pela dupla dos alunos Deividi e Wesley, da turma D da oficina de Letramento da Escola Aníbal Loureiro:

A criança e o gago

Num certo dia, uma criança, ao fugir da escola, encontrou em uma esquina um rapaz gago que lhe perguntou:
- Vocês não deveriam estar na escola? - disse gaguejando.
- Sim, mas está na hora da leitura e eu não gosto de ler - disse a criança.
- Mas por que? A leitura é muito importante em nossas vidas. 
- Sim, mas mesmo assim, é muito chato ler.
O gago, ao ouvir a criança lhe dizer isso, convidou-a para dar uma volta. Foram até uma biblioteca pública. Ao chegar lá, o menino lhe perguntou:
- O que viemos fazer aqui?
- Vou lhe contar a minha história.
- Pois conte!
- Desde criança eu tenho dificuldade para falar, pois sou gago. Mas foi aqui, nessa biblioteca, que li livros que me ajudaram a aprender a falar corretamente.
- Eu não sabia que a leitura era tão importante...
- Sim, é muito importante. Quando pequeno, eu lia muitos livros e agora sou um grande escritor.
A criança começou a gostar de ler e hoje segue os passos do amigo gago.

Deividi e  Wesley - alunos da  Turma D  do projeto Mais Educação.


Um comentário: